Soluções para cumprimento da PNRS
Processos de reciclagem industrial certificados pelas normas ABNT 15.833 e 16.156 prontos para auxiliar a sua empresa no cumprimento das metas de destinação previstas no acordo setorial de eletroeletrônicos.
Logística reversa
Nossa base operacional está concentrada no município de Cabreúva, no interior paulista, localização estratégica que facilita o acesso às principais rodovias do estado de São Paulo e saídas para outros estados brasileiros.
Contamos com frota própria para viabilizar o atendimento spot de retirada de produtos ou de forma contínua em projetos B2B e/ou de eficiência energética com concessionárias de energia.
Destruição de gases CFCs, HCFC e HFC
Como o Brasil é um dos países signatários do Protocolo de Montreal e tem por obrigação controlar, destinar corretamente e reduzir a utilização das SDOs (SUBSTÂNCIAS DESTRUIDORAS DA CAMADA DE OZÔNIO), as quais estão presentes em equipamentos de refrigeração domésticos e comerciais como refrigeradores, freezers, condicionadores de ar, balcões refrigerados entre outros, assim como em condicionadores e automotivos e máquinas industriais, estas devem receber tratamento adequado em virtude do alto potencial de aquecimento global (GWP – Global Warming Potential).
A planta instalada em Cabreúva conta com tecnologia pioneira e única na América do Sul para receber e tratar adequadamente os clorofluorcarbonos - CFCs, hidroclorofluorcarbonos - HCFCs e hidrofluorcarbonos – HFCs. Veja mais:
Linha branca
Processo de reciclagem industrial realizado conforme a norma ABNT 15.833/2010 que preconiza o descarte desses eletrodomésticos em 2 fases, além do tratamento adequado dos gases presentes no circuito de refrigeração e no isolamento térmico.
Processo realizado em 3 fases:
Equipamentos Eletroeletrônicos
O processo de reciclagem dos equipamentos não refrigerados segue a ABNT 16.156:2013 e a Lei 12.305:2010, bem como instruções técnicas de trabalho específicas, que consistem em etapas manuais e mecanizadas para desmontagem, trituração e descaracterização.
Os produtos sem refrigeração são inspecionados previamente para detecção de componentes nocivos e/ou não tratáveis na planta em Cabreúva, mas que terão a destinação adequada e legal.
Caso os produtos não apresentem nenhum resíduo contaminante estes seguirão às etapas de desmontagem manual e mecanizadas para descaracterização.
Lâmpadas e Reatores
As lâmpadas e reatores recolhidos em campo e/ou de projetos de eficiência energética são direcionadas para Cabreúva, onde são descarregados, classificados por tipo (triagem) e armazenados para posterior tratamento in loco ou externo.
As lâmpadas incandescentes são tratadas na fase II da produção reversa, trituração em ambiente fechado, com sucção de poeira do processo. Após a trituração, são removidas as partes ferrosas das lâmpadas por um separador magnético permanente e com direcionamento às caçambas de ferro. Os cacos de vidro são levados por esteiras rolantes até a estação de big bags, onde serão colocados em big bags disponibilizados para retirada.
Outros Equipamentos
O processo de reciclagem dos equipamentos não refrigerados segue a ABNT 16.156:2013 e Lei 12.305:2010, bem como instruções técnicas de trabalho específicas, que consistem em etapas manuais e mecanizadas para desmontagem, trituração e descaracterização.
Captação de Resíduos
Projetos especiais desenvolvidos em conjunto com instituições de ensino, rede varejista e fabricantes para captação espontânea de resíduo de eletroeletrônicos – com foco na PNRS.
Vamos Conversar?
Entre em contato preenchendo o formulário abaixo ou ligando para 0800 750 5570